Image source - Pexels.com

CURIOSIDADES

O assassino do Zodíaco , foi um serial killer americano não identificado que pode ter assassinado pelo menos cinco pessoas no norte da Califórnia entre 1968 e 1969.

Seus crimes foram acompanhados de provocações a polícia e ameaças por meio de cartas enviadas aos jornais da região de 1969 a 1974, antes de interromper abruptamente a comunicação. Ele assinou essas cartas com um círculo com um sinal de mais sobre ele, seu símbolo. Ele enviou uma cifra infame que dizia: “Este é o Zodíaco falando. A propósito, você decifrou a última cifra que lhe enviei? Meu nome é … ”. Isso foi seguido por uma série de 13 símbolos que deveriam ser o seu nome, codificados. Até hoje, esse código não foi decifrado.

Apesar das intensas investigações, ninguém foi preso pelos crimes e o caso continua aberto.

Retrato Falado do Assassino do Zodíaco
Retrato Falado do Assassino do Zodíaco

AS CARTAS CODIFICADAS

Além das cartas com códigos o assassino do zodíaco deixou diversas outras mensagens, ele gostava de estar nas manchetes.

1° CARTA CODIFICADA : Z 408, enviado em 31 de julho de 1969

Foi sua  carta cifrada mais longa, 408 caracteres. O assassino o dividiu em três pedaços de comprimento igual e enviou pelo correio dois para jornais em San Francisco e um para um jornal nas proximidades de Vallejo, exigindo que fossem impressos ou ele iria iniciar uma “matança violenta”. As cifras foram publicadas, que incluía as palavras: “Gosto de matar pessoas porque é muito divertido.”

Carta para The San Francisco Examiner , com carimbo do correio em 31 de julho de 1969 .

Essa foi uma das cartas decifradas, isso ocorreu em cerca de uma semana apos a publicação feita pelos jornais. O casal, Donald Harden de North Salinas e Bettye contataram um dos jornais com a solução. 

2° CARTA CODIFICADA : Z 340, enviado em 8 de novembro de 1969

Em 2020, apos 51 anos do seu envio, o FBI anunciou que o Z 340 havia finalmente sido decifrado. As pessoas que decifraram as carta fazem parte equipe amadora de detetives que inclui David Oranchak, um desenvolvedor de software na Virgínia, Sam Blake, um matemático aplicado em Melbourne, Austrália, e Jarl Van Eycke, um operador de depósito e programador de computador na Bélgica.

Envelope para o Chronicle , com carimbo do correio de 8 de novembro de 1969
3° CARTA CODIFICADA : Z 13, enviado em 20 de abril de 1970

Essa é a mensagem codificada mais curta, porém provavelmente a mais importante pois leva a crer que ela revela o nome do assassino. Porém existe uma chance de ser só mais uma provocação sem veracidade do assassino. Ela não foi decifrada.

Carta ao Chronicle , com carimbo do correio em 20 de abril de 1970
4° CARTA CODIFICADA : Z 32, enviado em 26 de junho de 1970

Às vezes conhecido como “Código do Mapa”, porque vinha com um mapa da área da Baía de São Francisco, Z 32 é a cifra mais estranha do Zodíaco. Um símbolo muito semelhante à imagem em forma de cruz usada por Zodiac para assinar muitas de suas mensagens aparece no mapa como uma bússola, com as instruções “0 deve ser definido como Mag. N. ”

Carta ao Chronicle , com carimbo postal de 26 de junho de 1970.

OS CRIMES CONHECIDOS

De acordo com as investigações oficias quatro ataques foram atribuídos ao Assassino do Zodíaco.  Posteriormente outros crimes foram ligados como possíveis autoria do Zodíaco, o assassino deu a entender que teria cometido 37 assassinatos.

Dezembro de 1968

Na noite de 20 de dezembro de 1968, quando David Faraday de 17 anos e sua namorada de 16 anos, Betty Lou Jensen, foram mortos a tiros perto de seu carro em um local remoto no Lago Herman Road, nos arredores de Vallejo, Califórnia.

Betty Lou Jensen e David Faraday
Julho de 1969

No início da manhã de 5 de julho de 1969, Darlene Ferrin, de 22 anos, e seu namorado, Mike Mageau, de 19, estavam sentados em um carro estacionado em um local igualmente remoto em Vallejo, quando foram abordados por um homem com uma lanterna. O assassino disparou vários tiros contra eles, matando Ferrin e ferindo gravemente Mageau.

Darlene Ferrin e  Mike Mageau
Darlene Ferrin e Mike Mageau
Setembro de 1969

Bryan Hartnell e Cecelia Shepard estavam relaxando ao longo da costa do Lago Berryessa, cerca de 30 milhas ao norte de Napa, Califórnia. Um homem apareceu segurando uma arma e vestindo uma fantasia com capuz com um círculo branco cruzado costurado no peito, ele os amarrou antes de esfaqueá-los brutalmente, rabiscando uma mensagem para a polícia na porta do carro e saindo de cena. Cecelia Shepard morreu devido as ferimentos

Cecelia Shepard e Bryan Hartnell
Cecelia Shepard e Bryan Hartnell

A mensagem escrita na porta do passageiro do carro, incluía as datas dos dois tiroteios.

Zodiac-Letter_5
Outubro de 1969

Em 11 de outubro de 1969, o assassino tirou a vida do taxista Paul Stine, de 29 anos, no bairro de Presidio Heights, em San Francisco.

Paul Stine
Paul Stine

Os Suspeitos

ARTHUR LEIGH ALLEN 

Allen foi questionado pela polícia em 1969 e novamente em 1971 depois que um amigo disse às autoridades que Allen havia falado sobre querer matar pessoas e prender uma lanterna a uma arma de fogo, como o Zodíaco fazia.  Ele morreu em 1992 apenas um mês depois de ser positivamente identificado pela vítima sobrevivente Michael Mageau.

RICHARD MARSHALL

Marshall, um operador de rádio amador e projecionista de cinema, viveu em Riverside em 1966 e mais tarde em San Francisco, perto de onde Stine foi assassinado.

Gary F Poste

Recentemente (2021) um grupo de investigadores independetes surgiu com o nome de Gary F Poste, afirmando que ele seria o assassino do zodíaco. As autoridades não confirmaram os fatos.

Muitos outros nomes surgiram nas últimas 5 décadas mas a maioria foi descartada completamente pelos investigadores. O caso dos assassinatos cometidos pelo serial killer ” Zodíaco ” continua aberto e sendo investigado.

Fontes: Biography.com ; www-history-com

COMPARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS

Pastor Alemão

pastor alemão O Pastor Alemão (Deutshe Schäferhund) descende da família de cães pastores alemães que, até o final do século 19, possuía uma grande variedade.

Veja mais »