Image source - Pexels.com

Precisamos sempre pensar na seguranças dos nossos pets, e escolher as plantas parar ter dentro de casa faz parte desse cuidado. Saber se a planta é tóxica ou não, nos permite proteger os nossos animais de estimação, escolhendo o local mais seguro, para coloca-las. Nesse post separamos nossas plantinhas favoritas para  ter no apartamento/casa e que seja segura para nossos Pets.

planta-chinesa-do-dinheiro

A PILEA PEPEROMIOIDES conhecida como Planta-Chinesa-do-Dinheiro, Planta da amizade ou Planta-Panqueca, é nativa da China. Seu caule é ereto e a textura suculenta, as folhas são petaladas , redondas, de cor verde brilhante.

SOLO: O solo deve ser solo bem drenado para que não haja água acumulada no fundo do vaso. Depois de um tempo de cultivo, pode adicionar humus de minhoca como adubo. 

LUZ: A luz indireta difusa é a melhor, é um planta que gosta de sombra ou meia sombra.  Se a luz for muito intensa, as bordas das folhas ficarão com um tom avermelhado. Gire o vaso regularmente se preferir para um crescimento mais simétrico. 

REGA: A folhagem é semi-suculenta, por isso não gosta de ser regada em excesso ou rodeada de muita humidade. Para regar sature totalmente o solo e deixe-o secar quase completamente entre cada rega.  Reduza a frequência de rega nos meses mais frios.  

TOXICADE: Não há indicação que essa planta seja toxica para animais de estimação.

TAMANHO: Pode chegar até 30 cm de altura.

DIFICULDADE DE CULTIVO: Moderada

cacto Epiphyllum anguliger

O Epiphyllum anguliger é nativo do México, onde é encontrado crescendo em troncos de árvores. Seus caules em zigue-zague profundamente serrilhados lembram espinhas de peixe , por isso em alguns lugares é conhecido como fishbone cactus. Possui flores muito perfumadas.

SOLO: O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, as raízes precisam de uma areação no seu entorno, por isso precisa ser aerado.  

LUZ: Luz indireta.

REGA:  As regas podem ser feitas de 1 a 2 vezes por semana. Pode manter solo levemente úmido. Também pode deixar secar e regar, porém não deixe seco por muito tempo. Fique atento a raiz não suporta o excesso de úmidade por muito tempo. Reduza a frequência de rega nos meses mais frios. 

TOXICADE: Não Toxica para animais de estimação.

TAMANHO: Pode chegar até 20 cm de altura e 30 cm de comprimento.

DIFICULDADE DE CULTIVO: Moderado.

Peperomia-gota-de-chuva

O Peperomia polybotria ou Peperômia Raindrop, nativa da América do Sul, é uma planta fácil de cuidar. Possui folhas  suculentas, verdes vivo e cerosas, em forma de gota. Esta planta tende a crescer ereta até uma altura máxima de 30 cm, variando de acordo com a quantidade de sol. Esta planta é frequentemente confundida com a planta-chinesa-do-dinheiro (Pilea peperomioides) as duas plantas se parecem muito.

SOLO: Use uma mistura de terra e areia para plantar, o solo precisa de uma drenagem efetiva.

LUZ:  Pode tolerar pouca luz, mas prefere luz indireta brilhante. A exposição direta à luz solar, pode fazer com que as folhas sequem e até mesmo queimem. Torna-se estiolada em condições de pouca luz.

REGA:  Durante o verão e a primavera, regue a planta em intervalos regulares, geralmente de 5 a 7 dias. No entanto, certifique-se de não exagerar. Espere que o solo esteja relativamente seco, deve estar seco de 3 a 5 cm da superfície.

TOXICADE: Não Toxica para animais de estimação.

TAMANHO: Pode chegar até 30 cm de altura.

DIFICULDADE DE CULTIVO: Moderado.

Corações Emaranhados

A Ceropegia Woodii, também conhecida como corações-de-pedra, colar-de-corações, é uma especie de suculenta com folhas gordinhas em formato semelhante a corações,  cor verde escuro, com manchas prateadas e bordas lisas. 

SOLO: O solo deve ser rico em matéria orgânica e levemente arenoso. 

LUZ: Cultivar em local com muita luz, pode ficar exposta ao sol da manhã ou do fim da tarde. Mas atenção se ficar exposta por mais de duas horas sol, as folhas podem murchar e se não receber luz suficiente pode ficar com folhas muito espaçadas.

REGA:  A rega deve ser feita em media duas vezes por semana, dependendo do clima onde mora. O substrato deve ficar levemente úmido, é importante que não seque por completo, nem fique encharcado, até a próxima rega.  As regas devem ser reduzidas no inverno.

TOXICADE: Não tóxica para animais de estimação.

TAMANHO: Seu comprimento pode chegar até 4 m.

DIFICULDADE DE CULTIVO: Moderado

Maranta Riscada

A Calathea ornata sanderiana possui folhas grandes em formato oval, cor verde escuro com riscos cor-de-rosa e em seu verso, tons de roxo mais profundos. 

SOLO: O substrato ideal deve ser aerado, drenável, e rico em matéria orgânica,

LUZ:  A  luminosidade difusa, indireta é ideal. O sol pleno pode causar queimaduras em suas folhas. Ideal para ambientes internos, protegidas do sol direto, mas com boa luminosidade.

REGA: As regas devem ser frequentes, mantendo levemente úmido o solo, é importante não encharcar. A umidade em excesso pode causar podridão na raiz, já sua falta pode deixar as pontas das folhas marrons.  Para manter o nível de umidade pode se fazer a pulverização.

TOXICADE: Não tóxica para animais de estimação.

TAMANHO: Pode chegar de 30 a 90 cm de altura.

DIFICULDADE DE CULTIVO: Moderado.

COMPARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS