Image source - Pexels.com

Lhasa Apso

Esta é uma raça antiga que data de 800 a.C. Ele recebeu o nome da cidade sagrada do Tibete, Lhasa. Seu nome também se traduz em ‘cão de pelo comprido’. Seu primeiro papel foi um cão sentinela dentro dos palácios e mosteiros budistas. Mastiffs foram usados como a primeira linha de defesa externa e Lhasas foram o sistema de alarme canino interno.

No folclore tibetano, o protetor do país é o mítico Leão da Neve, e Lhasas, os “cães-leões barbudos”, são os representantes terrenos do Leão da Neve. Também se acreditava que quando um monge morria, sua alma entrava em seu cachorro para viver. Este cão sagrado era um tesouro nacional bem guardado. Eles foram proibidos de deixar o país a menos que fossem presenteados pelo Dalai Lama.

Um par de Lhasa Apsos foi presenteado à América em 1933 a um renomado viajante, Suydam Cutting. E quase todos os Lhasas americanos hoje se originam desse par de bases. O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça em 1935, e o American Lhasa Apso Club foi estabelecido em 1959.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Estão sempre alertas, são equilibrados, sociáveis, inteligente, ativos e carinhoso. Estão sempre muito ansiosos para agradar.

Atenção: **Todos os cães são indivíduos. As classificações são generalizações e não são uma garantia de como qualquer raça ou cão individual se comportará.

Fonte: AKC (American Kennel club), FEDERATION CYNOLOGIQUE INTERNATIONALE (AISBL)